A Hora do Planeta: uma ação pró-ativa no Grupo Escoteiro Príncipe de Joinville

A Hora do Planeta tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de restaurar a natureza e nossa relação com o meio ambiente. E ao contrário que muitos pensam, mais do que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos por 60 minutos, a Hora do Planeta é um movimento global de conscientização sobre a natureza no mundo, buscando engajar e conscientizar a população mundial sobre a importância de proteger e preservar nosso meio ambiente.

O evento, que todos os anos marca o último final de semana do mês de março, e nesse ano de 2024 aconteceu em 23 de março, das 20h30 às 21h30, horário de Brasília.

No Grupo Escoteiro Príncipe de Joinville, as seções se programaram das mais diversas formas, com algumas delas direcionando os jovens do Movimento Escoteiro e seus familiares a vivenciarem momentos em família e de reflexão sobre a importância deste ato em prol do meio ambiente. Outros membros juvenis realizaram atividades livres, orientando para que durante o horário, realizassem reflexões acerca da ação. Outras seções, confeccionaram lamparinas, massas de pizza, para que à noite as famílias tivessem, na Hora do Planeta, além de um jantar à luz de velas, momentos de avaliação e reflexão sobre a importância da atitude para o meio ambiente. Também, outras seções, aproveitaram o espaço interno e externo da sede do GE, e reuniram-se com suas famílias, possibilitando uma maior aproximação entre os jovens e seus pais e responsáveis para confraternizar, se reunir e tornar o momento uma ação coletiva, através de oficinas pré-hora do planeta e durante a hora do planeta, vivenciando e construindo memórias em  momentos significativos durante o horário de lanche e jantar, unindo o útil: reflexões acerca do meio ambiente, ao agradável: com jantar e apresentação cultural. Tudo isto a luz de lamparinas confeccionadas pelos jovens e aprazeradas pelos adultos que acompanharam a atividade.

Mais que um momento em prol do meio ambiente, constitui-se num momento em prol do Planeta e da Família. Todos numa única direção  pela restauração e preservação dos ecossistemas, demonstrando uma reflexão socioambiental em defender a vida das pessoas, da natureza, do clima, enfim, do Planeta Terra, e assim, prezando pela vida das gerações futuras.

 

Texto: Itamara Bagatini | Rede Regional de Imprensa | Diretoria de Marketing

Imagens: Arquivo do GE Príncipe

Powered by JS Network Solutions