O Ipê floresce em Agosto

Esse é o título de um livro de Lucília J. de Almeida Prado. E parafraseando as palavras dessa grande escritora, em 30 de agosto de 2003 florescia na cidade de São José o Grupo Escoteiro Ipê Amarelo (GEIA 14/SC)!

Fundado por um grupo de nove adultos voluntários e treze membros juvenis, após duas décadas de atuação ininterrupta, conta atualmente com 33 adultos e 81 jovens, entre lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros.

Com sede situada no MAPA - Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no bairro Kobrasol, suas atividades (ancoradas ao propósito do Movimento Escoteiro) são voltadas ao desenvolvimento pessoal de cada jovem, no âmbito físico, intelectual, emocional, social e espiritual, contribuindo para que este aprimore seu caráter e se torne um cidadão responsável e atuante em sua comunidade.

Dentro da cidade de São José, em vinte anos vários foram os projetos idealizados e realizados pelos membros do GEIA, como: campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos, livros, brinquedos, tampinhas, fraldas; o incentivo à reciclagem e práticas de preservação ambiental, plantio de árvores, mutirões de limpeza; doações de sangue, visitas a asilos, reformas em creches, campanhas de castração animal, doações de cadeiras de rodas, auxílio em eventos esportivos, entre tantos outros.

E em comemoração aos seus vinte anos de existência, foi realizado no último domingo (03/09), um grande almoço de aniversário no Sítio Chico Bento, em Biguaçu, do qual participaram os membros atuais, antigos membros, os fundadores e convidados especiais. Estiveram presentes também, o coordenador do Distrito Continente, representantes do Grupo Escoteiro Ilha Terceira, de Garopaba, e o representante do MAPA, que, junto aos demais escoteiros, escotistas e familiares, desfrutaram de boa comida e boas companhias, com direito a bolo de aniversário e um divertido bingo para fechar a tarde de festividades.

 

Texto: Marília D. Baratto Nunes | Grupo Escoteiro Ipê Amarelo

Fotos: Ana Pinheiro e Diego R. Rocha Faria |Grupo Escoteiro Ipê Amarelo

Powered by JS Network Solutions