Joomla Extensions powered by Joobi

Notícias

Jovens animados e ótima programação marcaram a Jordise em Chapecó

146 jovens, 56 adultos (Escotistas e Dirigentes) e mais de 40 voluntários do Grupo Escoteiro Xapecó envolvidos na atividade participaram, em Chapecó, nos dias 20 e 21 de maio, da XII Jornada Distrital Sênior (Jordise), evento marcado pela excelente programação, inovação de atividades e animação dos participantes, entre outras características que contribuíram com o sucesso da Jornada. O público composto por escotistas, dirigentes e jovens, vivenciaram um contexto diferente de acampamento e participaram de uma “viagem no tempo”, demonstrando como imaginam o escotismo em 2050.

O acampamento da Jordise foi na sede campestre do Clube Recreativo Chapecoense, onde ocorreram grande parte das atividades, a exemplo dos jogos medievais com demonstração das tarefas prévias que cada patrulha deveria preparar. A aventura urbana começou após o almoço, no primeiro dia, quando as patrulhas realizaram a jornada pela cidade para desenvolver habilidades de estratégia, concentração, conhecimento da história de Chapecó, além de outras que envolvem as áreas de desenvolvimento do escotismo.

Os jovens se encontraram novamente no Shopping Pátio Chapecó para o jantar e na sequencia participar do Fogo de Conselho, com metodologia associada à uma sala de cinema e a apresentação de vídeos produzidos, previamente, pelas patrulhas imaginando a Jordise em 2050. A jornada urbana encerrou próximo da 1 hora do dia 21, quando as patrulhas retornam para o acampamento escoteiro e participaram de uma festa eletrônica e apresentação musical do cantor e escotista, Rodrigo Roversi.

O segundo dia de Jordise reservou caminhada ecológica na Trilha do Pitoco, observação da fauna e da flora e rapel numa ponte próxima ao local. Ao retornarem para o acampamento, as patrulhas participaram da atividade “Transformes”, determinada previamente com cunho criativo e intelectual dos jovens.

A Jordise 2017 encerrou com a entrega da Melhor Patrulha da Jordise (Que mais pontuou) = GRAND CANYON – GE Trem do Vale – Capinzal/SC. Melhor Patrulha – Bandeirola Caio Viana Martins (Quem mais pontuou dos distritos Oeste e Extremo Oeste) = XOCLENG – GE Xapecó – Chapecó/SC. Patrulha mais Animada – MONTE TERRO – GE Folhas Verdes – Caibí/SC. Melhor Vídeo de Fogo de Conselho – Avaliação da CCO seguindo o Regulamento - GRAND CANYON – GE Trem do Vale – Capinzal/SC. Melhor Vídeo de Fogo de Conselho – Avaliação do Público - MAWÉ – GE Águias da Noite – Coronel Freitas/SC .

 

Segundo o coordenador da Jordise, Francis Post, o evento superou a expectativa. “Tivemos quase 100 membros a mais das outras edições, batendo o recorde de público. Observamos o bom desenvolvimento das patrulhas nas atividades e fomos muito cuidados para que o método escoteiro fosse aplicado em sua plenitude, trabalhando em todas as seis áreas de conhecimento estabelecidas pelo Programa Educativo. Agradecemos a todos e parabenizamos às patrulhas e todo o público envolvido com a realização da Jordise 2017”, destacou o coordenador.

As fotos do evento podem ser visualizadas no site: Jordise 2017

Texto: Rodrigo Roversi | Núcleo da Rede Regional de Imprensa Cleusa Varnier Frese | Diretora de Imprensa

Imagens: Rodrigo Roversi e Arquivo Jordise 2017

 

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
REGIÃO SANTA CATARINA
Rua Álvaro Ramos, n° 183- Trindade
CEP 88036-030 - Florianópolis - Santa Catarina
(48) 3333-0436

Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Créditos e Desenvolvimento:

Web Design by Maldonado.

Powered by Joomla.