Joomla Extensions powered by Joobi

Notícias

Joinville sediará importante evento escoteiro estaduall

Congresso Estadual, Assembleia Regional e Encontro de Jovens são os eventos que devem reunir aproximadamente 500 pessoas em Joinville, no próximo fim de semana. O Congresso tratará sobre a gestão das unidades escoteiras locais que realizam o escotismo pelo qual milhares de jovens catarinense buscam o seu autodesenvolvimento.

Adultos e jovens voluntários do Estado de Santa Catarina têm encontro marcado em Joinville nos dias 25 e 26 de março para participarem do XXIII Congresso Escoteiro Estadual, da XXIV Assembleia Regional Escoteira e do Fórum Regional de Jovens Líderes (Núcleo Regional de Jovens Líderes de SC). Enquanto o Congresso e a Assembleia reúnem os adultos voluntários que atuam na gestão das unidades locais e na aplicação do método escoteiro, o Fórum congrega jovens de todo o estado, determinados a contribuírem com o bom andamento do escotismo, por meio de sugestões e colaborações que serão avaliadas e colocadas em prática pelos adultos.

Os participantes do Congresso terão à disposição oficinas de capacitação, reuniões especificadas de modalidades escoteiras, palestras, apresentação de experiências bem-sucedidas das unidades locais, sessões de homenagens e momentos técnicos voltados a gestão dos grupos escoteiros e da estrutura regional. “São eventos anuais e muito aguardados pelos grupos escoteiros pois além de ser uma oportunidade de crescimento, capacitação e aprimoramento do trabalho a ocasião proporciona rever amigos, fazer novas amizades, confraternizar e fortalecer ainda mais o elo que unem voluntários de todo o estado”, destacou o presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Celso Menezes.

 

O início dos eventos está previsto para às 8 horas do dia 25 de março, no Teatro Municipal Juarez Machado, com recepção e credenciamento dos congressistas, seguido da abertura oficial do Congresso e palestra. No decorrer do dia 25 e no dia 26 haverá apresentação dos casos de sucesso dos grupos escoteiros e oficinas, além da programação técnica. A sessão solene com presença de autoridades locais e regionais, além de lideres do escotismo, está prevista para as 20 horas, dia 25, no Teatro Municipal Juarez Machado, seguida de jantar de confraternização. O encerramento está previsto para as 12 horas do dia 26.

O XXIII Congresso Escoteiro Estadual tem o apoio financeiro da Agemed.

Escotismo em SC

A Região Escoteira Santa Catarina possui mais de 8.700 membros registrados na União dos Escoteiros do Brasil e teve um crescimento de aproximadamente 12% comparado ao ano anterior. O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes, preocupados com o próximo e com o meio ambiente, engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.

Cleusa Varnier Frese | Diretora de Imprensa

Foto: Escoteiros de Santa Catarina

 

 

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
REGIÃO SANTA CATARINA
Rua Álvaro Ramos, n° 183- Trindade
CEP 88036-030 - Florianópolis - Santa Catarina
(48) 3333-0436

Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Créditos e Desenvolvimento:

Web Design by Maldonado.

Powered by Joomla.