Notícias do Escotismo

Acompanhe nesta página os principais acontecimentos e novidades do Escotismo Catarinense

Em pleno momento histórico que vive o país, o dia 10 de dezembro foi marcado pela cerimônia de posse da primeira Diretoria e Conselhos do Observatório Social do Brasil Santa Catarina (OSB-SC). Nosso estado é o primeiro a constituir um Observatório Social em nível estadual. Os diretores regionais Narcizo Giraldi e Mark Caldeira estiveram presentes na solenidade representando os Escoteiros do Brasil de Santa Catarina.

Os trabalhos de Expansão foram intensos em nossa região escoteira em 2018. Para finalizar o ano, 4 novos grupos escoteiros realizaram a cerimônia de fundação. São eles: G.E. Esperança do Sul em Florianópolis, G.E. Fraiburgo em Fraiburgo, G.E. Caru em São José do Cerrito e G.E. Ambiental Guardiões do Parque em Lages.

Ao longo dos dias 15 e 16 de novembro o diretor nacional do Drave Rover Scout Centre de Portugal realizou uma visita técnica ao Campo Escoteiro Paulo dos Reis, para verificar, in loco, as condições do Campo em ser certificado como um Scout Centre of Excellence for Nature and Environment (SCENES), ou seja, um Centro Escoteiro de Excelência para a Natureza e Meio Ambiente.

Aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, a 7ª edição do Interclãs, no município de Chapecó, organizado pelo Clã Desbravador, do GE Xapecó, que contou com a participação de 12 grupos dos Distritos, Vale do Uruguai, Extremo Oeste, Oeste, Contestado e Litoral. O Interclãs é uma atividade Distrital para o Ramo Pioneiro, com o objetivo principal de integração entre os membros juvenis deste ramo, além de possibilitar a construção de novos conhecimentos, troca de experiências, encarar desafios com muita alegria e diversão. 

Um grande marco dos Escoteiros de Santa Catarina foi concretizado recentemente. Trata-se do Campo Escoteiro Padre Edgard, localizado na cidade de Xaxim, oeste catarinense, o Campo Escoteiro é resultado da busca incessante da diretoria regional para que os grupos catarinenses tivessem mais uma estrutura à disposição para atividades, capacitação e desenvolvimento do escotismo, além do Campo Escoteiro localizado em Florianópolis. A ideia de um campo escoteiro no oeste foi levantada durante a Assembleia Regional, em Joinville, em 2017. O que parecia ser apenas uma vaga ideia, foi tomando forma e teve a atenção especial da diretoria estadual. Com total suporte do Grupo Escoteiro Áquila, a ideia transformou-se em plano de ação e agora é realidade. A assinatura do contrato de cessão da área ocorreu no dia 10 de novembro, ocasião em que a diretoria visitou oficialmente o local. 

Página 1 de 23

Powered by JS Network Solutions