Notícias do Escotismo

Acompanhe nesta página os principais acontecimentos e novidades do Escotismo Catarinense

O Distrito Vale recebeu no último sábado duas novas Unidades Escoteiras Locais. Os Grupos Escoteiros Purpurata e Germânia realizaram suas cerimônias de fundação em eventos abertos a comunidade e repletos de momentos marcantes.

Após um período fechado para reestruturação, o Grupo Escoteiro Parati da cidade de Araquari retomou suas atividades. O ato de refundação aconteceu no sábado dia 14/07. O momento solene contou a presença de toda comunidade, familiares e simpatizantes do movimento escoteiro.

Uma centena de adultos voluntários de grupos escoteiros de Santa Catarina estiveram no Campo Escoteiro do Rio Vermelho, em Florianópolis, de 22 a 24 de junho, para debater o escotismo e aprimorar conhecimentos quem visam fortalecer o movimento no Estado. Os compromissos iniciaram no dia 22 com reunião da diretoria estadual para tratar de assuntos administrativos, visando o direcionamento e o apoio às unidades escoteiras locais. Nos dias 23 e 24 os coordenadores dos distritos escoteiros trabalharam com membros da diretoria, enquanto os membros indiciados pelos distritos concentraram nas atividades no Programa Mensageiros da Paz e na Equipe Regional de Crescimento e Expansão. 

Um dos assuntos da reunião entre coordenadores e diretoria regional foi o desdobramento de alguns distritos, regiões geográficas, para facilitar o atendimento e apoio do coordenador às unidades escoteiras. O assunto foi debatido previamente entre os grupos dos distritos, antes da decisão final da diretoria. “Temos o privilégio de Estado com grande território e queremos dar o apoio aos grupos escoteiros, de maneira que a atual estrutura dificulta esse acompanhamento. Assim, o desdobramento de alguns distritos facilitará o trabalho de todos”, explica o presidente Celso Menezes, que por estar a trabalho nos Estados Unidos acompanhou as reuniões eletronicamente. 

Com relação ao Mensageiros da Paz Mensageiros trata-se de uma rede global que capacita os jovens a se tornarem líderes de mudança na sua comunidade através do serviço. Os projetos vão desde uma simples campanha do agasalho até uma limpeza na praça do bairro e podem servir de inspiração para várias comunidades, além do impacto positivo onde são realizados.

Já os trabalhos da Equipe Regional de Crescimento e Expansão foram direcionados para o planejamento de ações perfiladas à meta dos Escoteiros de Santa Catarina de alcançar 18 mil membros até 2020. Atualmente Santa Catarina possui 9020 membros registrados, muitos deles integram os 07 grupos novos fundados em 2018.

Ao finalizar os trabalhos do período o vice-presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Narcizo Giraldi, agradeceu a todos os adultos voluntários e valorizou as inciativas e trabalho em prol dos grupos escoteiros, base do escotismo catarinense, reforçando que o objetivo de todos é construir um mundo melhor.

Texto: Cleusa Varnier Frese | Diretora Regional de Imprensa

Imagens: Mateus Ferrão | Equipe Regional de Comunicação

No mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, para chamar a atenção a sua causa, as UEL´s de todo o Brasil realizam uma ação conjunta pelo meio ambiente: O MUTECO - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, evento anual e em sua 27° edição.

Diversas atividades são propostas com a finalidade de incentivar nossos jovens a colaborar e agir em prol do nosso planeta. Este ano o tema escolhido foi: “Escotismo: Educação para a vida”.

O tema fortalece o Método Escoteiro do Aprender Fazendo pois, de forma construtiva, as atividades sugeridas propõem não somente o “fazer”, mas também o “educar a fazer”. Educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, de acordo com os ideais de uma sociedade determinada. É aperfeiçoar e desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais, é preparar o cidadão para a vida.

Certamente esta estratégia fortalecerá nossos vínculos com a comunidade através do uso dos ambientes escolares nesta atividade. Desde a implantação do EducAÇÃO Escoteira, os meios de aproximação com as entidades educações ficaram mais fáceis, portanto vamos aproveitá-los!

O grande dia D para o MUTECO é dia 9 de junho de 2018! Esta data será um marco para a mobilização ecológica dos escoteiros brasileiros, porém, para flexibilizar as ações e permitir um alcance formidável, poderá ser aplicada no período de e 01/06/2018 à 08/07/2018 de acordo com as disponibilidades dos parceiros e locais utilizados para a realização do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica.

Para contabilizar pontos para o Grupo Padrão, pedidos de certificados e distintivos, somente serão válidas as atividades realizadas no período e 01/06/2018 à 08/07/2018.

Atenção! Os Relatórios Simplificados do MUTECO 2018 deverão ser enviados pelo PAXTU até o dia 10/08/2018. Relatórios entregues fora deste período serão considerados atividades ecológicas extras, p/ efeito do GRUPO PADRÃO e do PAXTU. Não esqueça de enriquecer o relatório com fotos e resumo da sua atividade!

O distintivo compõe a segunda peça do quebra cabeça do vestuário escoteiro, ninguém gostará de ficar desfalcado, não é? Agora é hora de reunir a equipe e colocar a criatividade para trabalhar. E para ajudar essa iniciativa, formulamos várias atividades que sugerimos no boletim: http://www.escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2018/04/MUTECO-RELATORIO-amostra7.pdf


Mãos à obra e boas atividades!

Cristiane Patrícia Klettenberg Wanka Bini
Coordenadora Regional MUTECO 2018

Uma das marcas dos escotistas de Santa Catarina é a constante capacitaço dos adultos voluntários. Prova disso são os cursos de formação realizados até o mês de junho. Até agora já foram realizados 11 cursos de formação de escotistas em Santa Catarina, sendo seis cursos Preliminares e cinco cursos Básicos, atingindo aproximadamente 316 escotistas de todos os ramos.

Informamos que o XXI Mutirão Pioneiro Regional, que ocorreria neste fim de semana (26 e 27/05), foi suspenso devido à paralisação de diversos trechos de rodovias em todo o estado.

A Diretoria Regional dos Escoteiros de Santa Catarina, junto com a equipe de organização local do evento, identificaram que devido as paralisações que acontecem em nosso estado e pais, estas comprometem a realização do evento por inviabilizar o abastecimento de combustível, com consequência refletida nas atividades propostas no programa (atividades no Jeep Club e Maria Fumaça).

A Águas Tubarão(prestadora local de abastecimento de aguá)emitiu nota oficial que devido a dificuldade de chegar produtos químicos básicos para tratamento da água local, a comunidade deve racionar aguá para um eventual falta de abastecimento no fornecimento do serviço.

Pensando na integridade de seus associados, parceiros e por uma boa realização da atividade a Diretoria Regional, informa que em breve divulgará maiores informações sobre alteração de data aos participantes do XXI Mutirão Pioneiro Regional em Tubarão.

Agradecemos a compreensão de todos e lembramos a todos que o "Escoteiro é Alegre e Sorri na Dificuldades".

 

Servir!!!

Diretoria Regional dos Escoteiros de Santa Catarina

Página 1 de 20

Powered by JS Network Solutions