Resgate Histórico do Escotismo

Luiz Salgado Klaes
Luiz Salgado KlaesDirigente Escoteirol.klaes@ufsc.br
Luiz César de S. Horn
Luiz César de S. HornDiretor de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasilluiz.horn@ig.com.br
Em 13 de janeiro de 1913 foi fundado pelo professor Curt Boettner um Grupo Escoteiro em Blumenau. Esta informação foi retirada de um artigo publicado no jornal da Alemanha Der Feldmeister n.5, de maio de 1915, páginas 34/35, existente no Museu João Ribeiro dos Santos de Juiz de Fora. A citação está no livro História do Escotismo Brasileiro (Vol. I) escrito pelo Almirante Bernard David Blower e editado pelo CCME – Centro Cultural do Movimento Escoteiro (1994), quando o autor se refere ao nascimento do escotismo em outros estados brasileiros.

Com base nesta informação, em 2013 foi comemorado o centenário da chegada do escotismo a Santa Catarina e para tanto, foi formada uma comissão que busca informações sobre esta história visando escrever um livro sobre o tema. A pesquisa conta com apoio da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e todos os Grupos Escoteiros de Santa Catarina estão convidados a participar enviando suas histórias, fotos e relatos.

Qualquer pessoa, filiada ou não ao Movimento Escoteiro, pode participar e contribuir com este trabalho de coleta de dados e documentos históricos, pois quanto mais material for disponibilizado, melhor será o resultado final.
© 2010 - 2017 Escoteiros de Santa Catarina. Todos os direitos reservados. Design by Maldonado
Powered by JS Network Solutions