Escotismo

- o Movimento -

O Escotismo, fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntário, apartidário e sem fins lucrativos.

A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei Escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento e torne-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Presente em 216 países e territórios ao redor do globo, o Movimento Escoteiro é, sem dúvidas, a maior associação de jovens do mundo, com cerca de 30 Milhões de participantes em atividade.

No Brasil, o Escotismo está presente desde 1910, congregando aproximadamente 100 mil jovens e adultos em torno do seu ideal.

Assista ao vídeo...

...e entenda um pouco mais sobre o que fazem os Escoteiros!

Baixe o Projeto Educativo dos Escoteiros do Brasil e conheça as nossas definições, nosso propósito, nossos princípios e método.

- Valores e Princípios do Escotismo -

A Promessa Escoteira

A Promessa Escoteira sintetiza o embasamento moral do Movimento Escoteiro.

No momento da Promessa, os membros do Movimento comprometem-se voluntariamente a conduzir sua vida de acordo com a orientação moral do Movimento, reconhecendo a existência de deveres que têm de ser cumpridos.

Os elementos da Promessa Escoteira estão contidos nos Princípios do Movimento Escoteiro.

Prometo pela minha honra
fazer o melhor possível para cumprir meus deveres
para com Deus e minha Pátria,
ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião
e obedecer a Lei Escoteira.

A Lei Escoteira

São conceitos inerentes à Lei Escoteira: honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e auto-confiança.

Quando Baden-Powell idealizou a Lei Escoteira, decidiu não estabelecer leis proibitivas, mas conceitos para formação de pessoas benévolas, para que, desta forma, o jovem escoteiro tivesse onde se espelhar e pudesse se orientar.

Valores e Método

O Escotismo está fundamentado sobre uma sólida base de valores e princípios morais e éticos, sendo o desenvolvimento de suas atividades embasados em um método único e exclusivo, eficaz em mais de 100 anos de sua aplicação.

Modalidades de Escotismo

Existem três vertentes no Escotismo. Elas diferem entre si apenas no foco em que suas atividades são desenvolvidas, mas, no restante, compartilham da mesma essência e valores.

Modalidade
Básica

A Modalidade Básica, caracterizada pelo escoteiro típico, sendo a modalidade com o maior número de integrantes, apresenta grande flexibilidade de atividades e com formação geralmente mais voltada para a atividade excursionista, campismo e montanhismo.

Os acampamentos exigem inúmeras técnicas escoteiras, dentre elas a que se destaca é a pioneiria, uma forma de suprir a necessidade de móveis e como um modo de proteção, normalmente constituídas por troncos de madeira e unidas através de amarras.

Modalidade
do Ar

O Escotismo Modalidade do Ar procura desenvolver nos jovens, além dos valores da Modalidade Básica, o gosto pelo aeromodelismo, aeroplanos, pelos problemas de aeroportos, aeronavegação, aeropropulsão, pelo pára-quedismo e pelos esportes aéreos, pelo estudo da meteorologia e da cosmografia, pelo mundo aeroespacial e pela cosmonáutica, incentivando o culto das tradições da aeronáutica do país.

As ênfases educativas das Modalidades do Mar e do Ar são sugeridas aos Ramos Escoteiro e Sênior. No Ramo Lobinho o desenvolvimento nas Modalidades do Mar e do Ar ocorrem sob forma de atividades especiais, especialidades, etc. No Ramo Pioneiro se reflete em Projetos de Equipes de Interesse.

Modalidade
do Mar

O que caracteriza o Escotismo Modalidade do Mar é que eles realizam suas atividades preferencialmente na água, onde quer que exista água em quantidade e profundidade suficientes para que uma embarcação possa navegar, seja ela de que tipo for. Sendo assim podem existir Escoteiros do Mar, seja esta água de mar, de rio, lago, lagoa ou pantanal.

Procurando desenvolver nos jovens o gosto pela vida no mar, pelas artes e técnicas marinheiras, pela navegação à vela e a motor, pelas viagens e transportes marítimos, pela pesca, pelo estudo da oceanografia, pela exploração e pelos esportes náuticos, incentivando o culto das tradições da marinha. A gama de atividades que podem ser realizadas é enorme, indo da tradicional navegação a remo até mergulho ou windsurf.

Os Ramos Escoteiros

Os Ramos são formas de reunir os membros conforme sua faixa etária e fase de desenvolvimento.
Cada Ramo adapta o Método Escoteiro às características evolutivas e às necessidades especiais de cada idade.

Ramo
Lobinho
Dos 6.5 aos 10 anos
Ramo
Escoteiro
Dos 11 aos 14 anos
Ramo
Sênior
Dos 15 aos 17 anos
Ramo
Pioneiro
Dos 18 aos 21 anos
O Adulto
Voluntário
De acordo com as regras institucionais dos Escoteiros do Brasil, os adultos podem se vincular ao Movimento na condição de Escotista, Dirigente, Profissional ou Contribuinte.

- A História do Escotismo -

Robert Baden-Powell

É impossível contar a história do Movimento Escoteiro sem contar a história de seu fundador, um militar inglês, herói de guerra, e até hoje carinhosamente chamado por todos pela alcunha de "B-P".

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857. Seu pai era o reverendo H. G. Baden-Powell, professor em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova Jersey (EUA) mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.

Olave Baden-Powell

Ratificando a afirmação de que "por trás de todo grande homem sempre há uma grande mulher", dedicada esposa e companheira de Baden-Powell, Lady Olave St. Clair Soames apoiava profundamente o Escotismo, tornando-se uma pessoa de fundamental importância em sua constituição, especialmente quando falamos da participação da mulher no Movimento Escoteiro.

O Escotismo no Brasil

Fundado em 1907 na Inglaterra, o Movimento Escoteiro chegou ao Brasil no ano de 1910, no Rio de Janeiro, trazido por oficiais da Marinha do Brasil que conheceram os escoteiros enquanto aportados em Londres.

O Escotismo em Santa Catarina

O Movimento Escoteiro chegou ao estado de Santa Catarina em janeiro de 1913, quando o professor Kurt Böttner fundou o primeiro Grupo, em Blumenau.

Caio Vianna Martins

Conheça a história trágica e comovente deste menino-homem, que, através de seu exemplo e sacrifício, simboliza bem e de forma contundente o que significa "ser escoteiro", oferecendo a própria vida a serviço do próximo.

Abra um Grupo Escoteiro!

Se onde você mora não há nenhum Grupo Escoteiro, mas se você já tem um grupo de pessoas interessadas e que desejam que os jovens da sua área possam se beneficiar dos ensinamentos que o Escotismo traz, então mexa-se!
© 2010 - 2017 Escoteiros de Santa Catarina. Todos os direitos reservados. Design by Maldonado
Powered by JS Network Solutions